Discipulado como padrão de vida

Colossenses 1:28  o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;

Eu acredito que o processo de formação de um cristão passa por este versículo. Porque ela resume três aspectos que todos devemos investir para ter uma vida de sucesso perante Deus, definindo o que é Relacionamento Discipulador. E que como podemos ver, ela se refletirá no final da nossa existência.

Três aspectos a investir 

Anunciar o Evangelho

O qual nós anunciamos,
No contexto do capítulo 1, Paulo vai falar que ele anuncia a Cristo (verso 27).
Porém, não podemos anunciar a Cristo sem antes termos uma conduta cristocêntrica em todas as áreas da nossa vida.
O centro da nossa vida deve ser Jesus, Ele é o todo. Nas suas epístola, Paulo se expressa como "seguidor de Cristo". E quando escreve aos Filipenses, coloca seu histórico de vida, linhagem, formação e atitude perante a Lei como "esterco, para que possa ganhar a Cristo" (3.8)
Cristo deve ser o Senhor e Dono das nossas vidas. Falar do Senhorio e Suficiência de Cristo é necessário nos nossos púlpitos e conversas, porque estamos carentes de vida que estejam rendidas aos pés do Mestre; precisamos pessoas que tenham um encontro vivo com Jesus!
Se Cristo não é o nosso Deus, se do Seu Senhorio não estamos submissos, jamais poderemos anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.10)

Exortar, advertir

Admoestando a todo homem,
Etimologicamente, a palavra grega traduzida como "admoestar" quer dizer: Pôr na mente, Advertir.
Exortar não é simplesmente xingar o outro, ou aproveitar para falar aquilo que você sempre quis do jeito que você acha melhor.
Exortar é admoestar gentilmente, procurando o arrependimento do outro. E foi Jesus quem nos deu a admoestação como o primeiro passo dentro do processo de confrontar a um irmão, para procurar o arrependimento da pessoa, e não expor ele a uma vergonha desnecessária.
Mateus 18:15  Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão;
Quando seguimos a Cristo, podemos nos confrontar uns aos outros procurando a edificação mutua, denunciando o pecado em amor quando requerido, desejando restaurar mais do que condenar.
Tiago 5:16  Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.

Ensinar com a sabedoria de Deus

e ensinando a todo homem em toda a sabedoria,
Instruir faz parte do trabalho da Igreja. Desde sempre, a Igreja deu uma ênfase muito grande ao ensino, ao ponto que os apóstolos pediram à Igreja escolher líderes para servir às mesas enquanto eles continuavam ensinando a Palavra (Atos 6).
Mas, temos que usar a Palavra com a Sabedoria de Deus. Sabedoria não é outra coisa que a práxis do conhecimento. Conhecer, e não fazer o aprendizado, é tolice segundo os autores do livro de Provérbios. Também Tiago fala disso, ao se referir que a fé sem obras está morta (2.20). Paulo, quando escreve aos Coríntios, lhes lembra que sua pregação não foi por meio de artifícios humanos, mas com  ação do Poder e a Sabedoria de Deus (1 Coríntios 2); e ele mesmo declara que Deus fez de Cristo sabedoria (1.30) no sentido que, tudo o que precisamos está nele.
Não usaremos sabedoria humana, nem persuadiremos com manipulações.

Junte as três caraterísticas, e terá este resultado

Colossenses 3:16  A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.
Este texto resume muito bem o que acontece com um crente quando aplica o que temos visto até agora.
A palavra de Cristo estará no nosso coração de todo aquele que tem em Cristo sua Suficiência, e não somente na nossa cabeça. O que traz como resultado uma vida cheia de Deus.
Sendo instruídos em toda Sabedoria celestial, ele poderá ensinar a outros com suas palavras e exemplo. Será uma Bíblia para todos aqueles que estejam perto dele.
Exortando-nos uns aos outros em amor, sem distinção nem orgulho, visando o amor e a restauração antes que a justiça própria e a ira humana.
Um louvor cheio da Palavra de Deus brotará dos nossos lábios, porque reconhece que tudo o que precisa vem de Jesus (Salmo 87.7: Todas as minhas fontes estão em ti).
Gratidão no coração por tudo. Mais por contentamento do que por outra razão (Mateus 6.25-34).
Se, como Igreja, andamos juntos nesta bela caminhada de termos uma vida cristocêntrica, onde confessamos os nossos pecados uns aos outros, e sendo instruídos na Sabedoria da Palavra de Deus, com certeza teremos uma geração que avançará no Poder de Deus.
Mas, esse é o começo da caminhada, perseverando e crescendo teremos o nosso fim, que será mais glorioso do que a nossa vida neste mundo.

Para termos um fim glorioso

para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
Apresentar tem a ver com estar junto, de pé com o outro. Perfeição, no grego, se entende por alguém que está completo, íntegro.
Que alegria estar de pé, perante Deus e o Cordeiro, com as nossas vestes brancas, limpas pelo sangue de Cristo!
Da mesma forma, apresentados íntegros, completos, onde não nos faltou nada por ser ou fazer. Inclusive, no cuidado fraterno com o nosso irmão, contrastando com a atitude de Caim quando foi confrontado por Deus (Gênesis 4.9).
Apresentar todo homem perfeito deve ser o fim da nossa existência. É o princípio da vida cristã de sucesso! Ajudar o próximo, cumprindo a Lei de Cristo. Não vivemos para nós mesmos, vivemos para amar e servir a Deus e o próximo. 
Quando luto por apresentar alguém perfeito para Deus, eu mesmo luto para me apresentar com ele dignamente. Era esse o pensamento de Paulo.
1 Coríntios 9:26-27  Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.  (27)  Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.

E o que vamos fazer então?

Temos que sair do nosso letargo esquenta-banca para um estado de cooperação e ajuda. Viver nos doando livremente!
Todos devemos lutar para alcançar estes objetivos, tanto individual, como coletivamente.
Voltar a Cristo, em arrependimento e fé, desejando aprender dele.
Anunciar o Evangelho a todos, porque todos precisam ouvir a mensagem que dá vida.
Exortar aos outros cuidando meu comportamento e agir, porque em algum momento eu precisarei ser exortado.
Instruir no temor do Senhor, na Sabedoria que Ele nos concedeu através da Sua Palavra.
Praticar uma vida cristã dinâmica, cheia do Espírito Santo.
Zelar para apresentar meu irmão perfeito para Cristo.
Tudo isto é chamado de Discipulado.
Esse é o nosso papel.

Vamos andar juntos?

Comentarios