Levantemo-nos e Edifiquemos (I)




Semana passada, falamos do estado de humilhação em que se encontrava a nação de Israel, e particularmente Jerusalém, e como Deus despertou o coração de Neemias para se humilhar e orar a Deus pelos pecados da nação; da mesma forma pediu graça para fazer seu pedido ao rei.
Hoje vamos ver como se deu a conversa de Neemias com o rei de Persa, e os primeiros inimigos se mostrando na história.

O pedido de Neemias ao Rei Persa – o começo da Jornada.

O diagnóstico

Neemias 2:1-20

Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimos do rei Artaxerxes, quando o vinho estava posto diante dele, que eu apanhei o vinho e o dei ao rei. Ora, eu nunca estivera triste na sua presença.  (2)E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, visto que não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração. Então temi sobremaneira.  (3)e disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não há de estar triste o meu rosto, estando na cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas pelo fogo?  (4)Então o rei me perguntou: Que me pedes agora? Orei, pois, ao Deus do céu,(5)e disse ao rei: Se for do agrado do rei, e se teu servo tiver achado graça diante de ti, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.  (6)Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.  (7)Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá; (8) como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim. 
Lembre-se que no capítulo anterior Neemias 

1.       Sentou-se, porque não tinha como ter forças pelo estado do povo e da cidade.
2.       Chorou e lamentou por alguns dias. Repare que não foi somente naquele momento, foram vários dias de quebrantamento e dor.
3.       Jejuou e orou a Deus. Buscou em Deus a força para continuar.
Então, o quebrantamento na sua alma se refletia fisicamente (repare que no verso primeiro fala que ele nunca esteve triste antes na presença do rei), o que nós temos aqui é um homem que sabia manter suas emoções controladas até o dia em que ouviu o clamor dos filhos do seu povo.

Falamos a semana passada sobre a importância do quebrantamento, a dor por causa da humilhação dos outros, do sentimento que vem quando sabemos que os nossos irmãos sofrem as injustiças deste mundo. Da mesma forma refletimos sobre a ideia que Deus nos coloca em lugares específicos com a finalidade de abençoar outros, e não simplesmente para nos enriquecer e ter sucesso individual. Pois bem, aqui temos um homem importante, num momento importante para sua nação.

Veja a pergunta de Mardoqueu a Ester num momento de tensão:


Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino? (Ester 4:14, ênfase meu)

Viver no tempo de Deus, saber agir quando Ele abre as portas, estar dispostos a caminhar quando Sua mão nos guia.

  • Da mesma forma que o povo de Israel no deserto, caminhava quando a nuvem se levantava.
  • Assim como Isaias quando viu a glória de Deus e foi chamado pelo Senhor a ser profeta.
  • Igualmente Jesus, que manda aos discípulos orar por obreiros para a seara, e imediatamente os encaminha a pregar o Evangelho.
Neemias orou a Deus sabendo que ele seria a pessoa escolhida para reconstruir os muros de Jerusalém. O cargo como copeiro do rei não era uma desculpa para recusar o chamado, na verdade o fato de ele estar ai era produto da Providência divina, que fez que ele ficasse perto do rei e que fosse um homem digno de confiança da corte real para ter a graça para ser encaminhado até Jerusalém, e da mesma forma solicitar recursos para a viagem (Que seria longa).

A chave do sucesso

O sucesso de Neemias perante o rei não fez dele uma pessoa arrogante, pelo contrário, ele reconhece a mão do Senhor em tudo (v. 8). Expressões de reconhecimento à bondade de Deus vão se repetir várias vezes no Livro, o que nos leva a pensar numa pessoa que compreende que, a pesar da sua sabedoria, eloquência e outras virtudes, ele entendia que a fonte de tudo é Deus, assim como Tiago escreveu séculos depois.

Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:16-17)
E Salomão escreveu sobre isso muito antes

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:5-6)
A chave do sucesso é Deus, agindo a favor do cumprimento dos seus propósitos, e não dos nossos.

Comentarios