OS FRACOS NA FÉ (Romanos 14)

Quem é o fraco na fé?

Uma leitura rápida ao texto de Romanos 14 nos leva a pensar que o "fraco na fé" é aquele que deixa de fazer algo que a liberdade em Cristo não proibe.

Porém, é justamente o contrário.

Veja o versos 3 e 4
"Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar."
O "fraco" é aquele que se julga superior por causa da sua liberdade (ou sua estoicidade), se achando em condições de julgar ao outro porque é diferente.

Paulo continua dizendo que Jesus morreu por ambos, assim que se eles permancerem em pé é por causa de Cristo, e não por causa do outro. Por isso o verso 8 é tão importante, porque ele nos manifesta a quem pertencemos
"Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor."

Pertencemos ao Senhor, quer que sejamos mais "religiosos" ou mais "liberais" com relação a costumes e práticas.

Por que eu estou escrevendo disto?

Isso me leva a explicar as razões que me levaram a escrever isto:

Vemos na Igreja de Cristo uma geração que quer se rebelar contra os padrões tradicionais da Igreja (e com geração não falo de idade, senão no sentido de grupo ou turma), e quando alguem pede para eles se acalmarem, falam que isso atrapalha o Evangelho de Cristo.

Para mim isso manifesta um desconhecimento bíblico e histórico da Igreja.

Paulo escreve aos Romanos por causa das clásicas divisões existentes nas Igrejas daquela época: judeus e gentios têm costumes diferentes, e precisavam se unir como crentes em Cristo; além disso, alguns aspectos da vida cotidiana dos ímpios poderia se tornar um escândalo para os crentes: comer carne sacrificada aos ídolos, por exemplo (que muitos recusavam comer por causa da consagração, outros, pelo contrário, agradeciam a Deus e comiam com sinceridade).

Algo assim nos dias de hoje: Igrejas que odeiam músicas novas porque os Hinos antigos eram consagrados, ou as vestes na hora de pregar ou ter alguma participação no púlpito, da mesma forma bigode ou barba, tatuagens, piercinf e coisas assim.

O que devemos fazer?

Este capítulo tem a chave da tolerância, da vida entre pessoas que de outra forma sería impossível conviver. Basta aceitar as diferenças do outro e respeitar os limites.
"Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão." (Romanos 14:12-13)

Veja o fim do trecho "seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão", será que nós fazemos isso? ou gostamos de nos mostrar melhores, mais santos ou consagrados?
"Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja pois censurado o vosso bem." (Romanos 14:14-16)

Somos responsáveis pela vida do nosso irmão, só que, no nosso sistema inidividualista respondemos igual do que Caim: "Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?" (Gênesis 4:9), e nós somos, devemos zelar pelo nosso irmão!
"porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. (Romanos 14:17)

O que é o Reino de Deus? Aqui dá duas dicas 
  1. O que não é: algo físico e tangível, e 
  2. Aquilo que ele é: uma vida cheia do Espírito Santo. Nada a ver com as ideias distorcidas dos dias de hoje.
Mas vamos deixar isso para outra ocasião.
Porém, por causa da natureza espiritual do Reino de Deus, eu tenho que entender que ele envolve meu irmão, e o cuidado que eu devo ter com ele. Aquele que tem uma visão do Reino de Deus bíblica faz o que Paulo escreveu:
"Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua." (Romanos 14:18-19)

Agrada a Deus, e é aceito pelos homens.
 
Ser aceito pelos homens é diferente de fazer mandamentos de homens, pelo contrário, ele compreende que ele deve interagir com graça com as pessoas, aceitando as diferenças, e lutando para que exista paz e edificação.
 
Aquele que tem um conceito saudável do Reino de Deus evita o escândalo dentro da comunidade da fé.

O autor de Hebreus falou a mesma coisa:
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, (Hebreus 12:14)"
Seja um pacificador, Jesus falou que eles serão chamados de "filhos de Deus".

 Advertência Final

"A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. (Romanos 14:22-23)"
Você acredita que as músicas novas devem ser cantadas na Igreja? Perfeito, mas não duvide se vai defender sua posição. A dúvida caminha de mãos dadas com o pecado. Com relação a usos e costumes você deve acreditar sem duvidar, não se condene. E da mesma forma não condene aos outros.

No final das contas, a tolerância começa por você mesmo, e ela se espalha até chegar ao seu próximo. Se tiver dúvidas dos costumes, não faça nada até ter a certeza que está fazendo o que é certo (mas saiba que isto aqui nada tem a ver com doutrina, ou verdades centrais da Palavra e da nossa fé, é costumes, prática cultural de vida que não atrapalha a liberdade em Cristo).

Seja tolerante, não seja "o instrumento de Deus para mudança cultural da Igreja", cargo que não existe na Bíblia, e nem sequer Jesus fez isso!

Quando aprendamos a tolerar e celebrar as diferenças, a Igreja se unirá para Glória de Deus, vidas se converterão e as portas do Hades não prevalecerá contra nós.

Que Deus nos abençoe.

Comentarios