Qual é o ar que você respira?

Pico El Águila, Venezuela
O oxigênio rarefeito não é um mito, é uma realidade que pode matar uma pessoa que não se adaptou às condições de vida na altura. E isso tem uma explicação simples: em determinadas altitudes  a quantidade de oxigênio diminui. Por isso as pessoas que chegam às maiores montanhas no mundo  necessitam de máscaras de oxigênio para se manterem vivas e continuar a jornada.

Minha experiência com o oxigênio rarefeito foi a 4.118 metros de altura, na quinta maior montanha do meu país (Pico El Águila). E não apenas uma, mas foram duas vezes que senti tontura, estava desorientado e mal conseguia falar. Na última vez (no ano 2005) Fernando e Lizet ficaram na boa, curtindo, tirando fotos, e eu  tomando um caldo e bebendo chá de camomila para recuperar os sentidos. Depois, à noite, fomos para a cidade de Mucuchíes, que está a 2.983 metros acima do nível do mar (e não é a mais alta do país). O lugar é precioso e frio. Mas o perigo da falta de oxigênio pode levar a pessoa a viver uma experiência bem desconfortável.

Qual é a qualidade do ar que respiramos? A quantidade de oxigênio que recebemos das nossas narinas é parte da sustentação da nossa vida. Perder uma parte da quantia que devemos obter pode comprometer o nosso desenvolvimento e vida. Uma coisa é não ver o ar que respiramos, outra é que ninguém pode negar o seu poder sobre nós.

O fato de não pagarmos para respirar não quer dizer que ele não tenha valor para nós.

A nossa vida espiritual não é diferente, se fizermos um paralelismo entre o ar e a vida de Deus em nós. Poderíamos nos perguntar sobre a qualidade do nosso ensino, a profundidade da nossa devoção, o compromisso com Deus, a família, a Igreja, a sociedade; enfim, dá para fazer um questionamento de como estamos alimentando o nosso espírito.

O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar. (Deu 30:19-20)

Que a vida de Deus seja o mais importante para nós, que se torne como o ar que respiramos: a vida da nossa alma.

Comentarios