¡Es Navidad!


Ou como seria no português: é Natal!
Não sei se é pelo fato de ter o nosso primeiro Natal no Brasil (sempre viajávamos nesta data quando estudávamos no Seminário), mas para nós têm um significado especial. Enfeitar a casa, fazer nossos pratos tradicionais de Natal junto com a música própria das festas de Dezembro, nos leva a uma mistura de sensações, emoções e experiências que vão ficar gravadas no nosso coração por muitos anos.
Porque, mesmo repetindo os fatos ano após ano, a primeira vez sempre é inesquecível.
Daqui a poucos dias estaremos nos nossos lares festejando, alguns com uma ceia comemorativa (dependendo da sua região e cultura), compartilhando presentes, cantando, e tendo uma festa em família, esquecendo diferenças e estando unidos como irmãos. Esse dia até que parece irreal por causa de tudo o que acontece, e ao dia seguinte, a sensação de felicidade enchem os nossos corações desejando o próximo Natal, sempre esperando que seja melhor do que ontem.
Sabemos que o Natal vai além das festas, das comidas e dos presentes. O Natal nos leva a Cristo, ao seu nascimento de uma virgem, Deus vindo ao encontro com os homens, é a máxima expressão do amor de Deus para nós: Cristo Jesus vindo ao mundo para morrer pelos nossos pecados.
E o primeiro Natal foi espetacular, glorioso, com um Coro de Anjos cantando e revelando aos pastores o nascimento do Senhor, com uma estrela mostrando aos sábios onde estava o Cristo. Mas na simplicidade de uma manjedoura, sem o esplendor de um palácio, nem as comodidades de uma hospedaria. Assim é o nosso Deus: faz as coisas simples aos olhos dos homens, mas espetacular e glorioso na eternidade.
O nosso Natal não acontece sempre, na verdade já aconteceu, celebramos a primeira vinda do Senhor com amor e com brados de alegria e regozijo por causa do seu grande amor. Bem que poderíamos acrescentar o fato de celebrar que Ele voltará numa segunda vez para nos tomar para si, e estar sempre com Ele por toda a eternidade.
Que maravilha é o Natal! E que dor, porque a mídia e a sociedade têm acabado com o sentido cristão da festa, deixando simplesmente um conceito simples demais e hedonista!
Agora, pensemos um pouco naqueles que nunca tiveram a oportunidade de festejar o Natal. Milhões de pessoas no mundo inteiro vivem sem ter conhecimento dos fatos que estão registrados na preciosa Palavra de Deus. O Natal nos deve lembrar que, ainda a tarefa da igreja não está concluída, existem etnias e povos que precisam de uma Igreja que possa sair da comodidade dos seus lares e continuar a obra missionária.
Sabemos que para realizar o primeiro Natal, Jesus se fez carne e se humilhou até a morte de cruz. Que neste Natal também sigamos o exemplo do Senhor, nos despojando da nossa vida. Negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir a Cristo.
Estamos em Natal, que Jesus seja o objeto da nossa celebração, e que a salvação das vidas que ainda não conhecem ao Senhor o alvo a ser feito em 2013.
Que tenhamos um Feliz Natal.

Comentarios