Quando o Jumento é Professor



Num dia, nessas caminhadas da vida, me encontrou uma jumenta já velha, com várias marcas de chicotadas produto dos afazeres da vida. O que me surpreendeu não foi o fato de ela ter me procurado na estrada – já isso é um milagre porque não sou um amante fervoroso de morar no mato – senão que começou a falar!
- Ah Pastor, é você que estava tentando achar uma história de um animal para o Boletim do domingo? Então por que não fala da minha tatara-tatara-tatara-tatara-avó?
- Espera aí, você fala? Quem é sua tatara-tatara-tatara-tatara-avó?
E aí começou a contar uma história que conhecemos, mas a minha nova amiga o fez de um jeito diferente.  Deixa-a contar a história da sua ancestral:
A minha tatara-tatara-tatara-tatara-avó foi uma jumenta velha, com um único dono, um cara que é considerado por alguns como um profeta (e que na verdade era), mas que se vendia por dinheiro. Ela tentou ajudá-lo na caminhada e acabou sendo apanhada pelo camarada.
“Um dia ele foi movido pela cobiça e desobedeceu ao mandato do Senhor de não ir pra falar contra o povo de Deus, e aí minha vovozinha conseguiu enxergar o Anjo do Senhor três vezes com uma espada desembainhada justamente para impedir que o sujeito realizasse aquele pecado contra o Deus do céu. Ela tentou se desviar, mas foi apanhada duramente pelo profeta; e o que ela queria era que nada acontecesse ao seu senhor.
“Agora. Imagine a dor da minha vovó pelas batidas e frieza de coração do cara, ele não sabia que estava fazendo o errado? Se o cara tinha ouvido de Deus mesmo que não fosse, por que ele estava indo? Ele não entende que o Anjo está aí se interpondo no caminho dele para impedir que chegue até Balaque para amaldiçoar ao povo de Israel?
“E Deus – bondoso e misericordioso – fez que minha vovó falasse, porque já que ele não conseguia ouvir a voz de Deus, nem de enxergar seu pecado, então o Senhor usou a única amiga fiel que ele tinha para demonstrar seu erro. E sabe? O mais engraçado de tudo é que o Balaão bateu o papo com a minha vovó assim como você e eu, sem se maravilhar pelo milagre.
“No final das contas, Deus repreendeu Balaão por ser tão teimoso ao ponto de bater naquele que estava fazendo a vontade do Senhor e procurando livrar ele do castigo do Senhor.”
Fiquei maravilhado com a história, mas como jumento falante não para nunca, ela tinha se parado só para morder mais um pedaço de capim, assim como engoliu, falou
- Meu filho veja o seguinte. Veja que isso acontece hoje do mesmo jeito, observe que pessoas como Balaão ainda estão hoje nas igrejas, precisamos de jumentos que falem a verdade para eles e que saibam indicar a eles seus erros e os direcionem a Deus. Quero te mostrar o que está na Bíblia.
E assim, ela me pediu que observasse este texto
2Pe 2:12-16  Mas estes, como criaturas irracionais, [...]  deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça,  (16)  mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
Com isso na minha mão enxerguei que precisamos ainda mais de estar vigiando a nossa caminhada, se um jumento conseguiu enxergar o caminho de Deus tão claramente, por que nós não podemos fazer o mesmo? Aprendamos da jumenta velha esta lição.
Pr Roberto Arias

Comentarios