Geração Teen

Falando há um tempo com Intchambú, um colega africano do seminário (que hoje é Diretor do Seminário Evangélico de Intchumbé no Guiné Bissau) sobre a vida no seu país, perguntei sobre a adolescência dele; nessa hora ele parou e me disse:
- Ó Roberto, isso da adolescência a gente não conhece, na minha tribo isso não existe. Nós temos uma cultura de trabalho desde criança, não temos tempo para ser “adolescentes”.
Com isso na minha cabeça, e aproveitando as matérias missiológicas do seminário comecei a pesquisar sobre o período da adolescência, e para minha surpresa, descobri que somente em nossa cultura Ocidental é que existe um período entre a infância e a juventude conhecido como adolescência.
Hoje, a adolescência ganhou um destaque na nossa cultura ocidental como nunca antes aconteceu, cinquenta anos atrás não existia uma cultura “teen”. Agora você consegue artigos de uso pessoal para adolescentes, programação na televisão para adolescentes, música adolescente, cadernos adolescentes, literatura adolescente, em fim um grande mercado teen com meninos desejosos de comprar, para satisfazer um estilo de vida um tanto supérfluo e incerto (porque agora a linha que separa a adolescência da juventude está cada vez menos visível).
Os adolescentes nas Igrejas cristãs vivem com grandes desafios que muitos adultos não tiveram na sua caminhada naquele tempo, e isso nos leva a conflitos geracionais que não existiam, e nesses casos temos que agir com sabedoria, paciência, fé e firmeza. Não podemos negar que a pressão social é muito forte quando estamos vivendo uma transição longa demais que poderia durar até 10 anos em alguns, mas a família aqui tem um papel fundamental na formação do caráter do adolescente.
Embora alguns adolescentes – e adultos ainda – não concordem comigo, acho pertinente que o adolescente esteja muito atarefado nessa idade, e estou me referindo ao tempo que ele vai gastar estudando. Ele precisa ter a mente ocupada em muitas coisas e se possível ter um serviço a fazer dentro ou fora de casa no seu tempo de folga. Nessa idade o sono é inimigo mortal e deve ser vencido com uma receita que minha mãe me falou quando eu tinha doze anos: “para lutar contra a preguiça, você tem que trabalhar!”.
Os pais têm hoje o desafio de mostrar o caminho não somente com as palavras, mas com o exemplo; o mesmo pode ser aplicado ao mestre de EBD, ao diácono e ao Pastor. O adolescente grita com todas suas forças por exemplos de pessoas reais que tenham vidas reais e que experimentem problemas cotidianos vencendo com uma fé viva em Cristo. A mente adolescente é uma fábrica de idéias produzindo pensamentos muitas vezes sem controle; precisa de um mestre, um amigo, um pai, uma mãe, um mentor perto dele para ensinar os princípios bíblicos de como vencer o mundo, porque Cristo já nos deu a vitória.
O que eu poderia dizer aos pais eu vou fazer como se fosse filho: sei que às vezes é difícil lidar com uma vida tão complicada, mas isso vai passar, tão importante como o comportamento dele é a resposta que você poderia ter numa hora determinada. Lembre que ele já não é mais uma criança embora muitas vezes atue como uma, mostre para ele que está crescendo e dê para ele (ou ela) responsabilidades no lar, seja mais amigo, mas nunca deixe de exercer sua autoridade de pai e mãe. Mais na frente eles vão lhe agradecer.
Para aquele que está nessa idade difícil eu tenho uma coisa para dizer: ocupe sua mente. A vida é curta demais para perder o tempo navegando na internet o dia todo. Tem coisas mais importantes no mundo do que saber o que aconteceu com aquela celebridade ou as fofocas entre amigos. Tudo passa e depois vamos nos lamentar o tempo perdido. O estudo nunca será complicado demais para você não ter folga na semana. Arrume alguma atividade que possa trazer prazer e sentido de responsabilidade a sua vida: pode ser ajudar a jogar o lixo de casa fora, se envolver em alguma atividade esportiva no seu bairro ou participar de algum ministério na Igreja. Como Pastor de Jovens e Adolescentes posso garantir que temos várias atividades esperando por pessoas como você para nos ajudar, pode vir e conferir.
Nunca se é jovem demais para servir ao Senhor, eu posso garantir que de todos os desejos e sonhos que possa ter, o melhor e mais digno é servir Aquele que entregou sua vida na cruz pelos nossos pecados.
Vale a pena na adolescência, seguir a Jesus.
Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo.
(Eclesiastes 11:9)
Deus te abençoe

Comentarios