Uma imagem ...

Quando eu tinha 5 ou 6 anos, eu foi para um hospital (eu não lembro o para que), e olhei um cartaz que ficou gravado na minha cabeça até o dia de hoje.
O cartaz foi feito pela Polícia de Aragua (ou da GN não lembro muito bem), e era sobre o uso das drogas e as conseqüências que tem no corpo, para mim, o mais forte foram duas fotos, nas quais apresentavam um moço antes e depois de ter consumido drogas (lembrei que estamos falando dos anos 80, onde não existia Photoshop ou alguma coisa semelhante, e os computadores eram artigos de luxo), essa imagem ficou bem gravada na minha retinha.
Eu trago isso agora não para falar das drogas - embora todos sabemos o perigoso que é para o corpo o uso delas - mas é de como as imagens podem se converter num grande parceiro na hora de ensinar. As agências de publicidade fazem isso o tempo tudo: tiram letras e colocam um fondo bem charmoso, é como o ditado disse: uma imagem vale mais que o mil palavras.
Não temos como subestimar o poder das imagens no nosso meio, e mais se queremos dar a conhecer idéias e conceitos relevantes onde quer que fomos. Quando nos fazemos uma exposição de algum assunto e não temos recursos visuais conosco, uma ilustração que dé um reforço a aquilo que queremos ensinar é muito recomendável. A ilustração pode ser uma história, alguma fábula, um ditado, etc. É um recurso muito empregado nas culturas tipo relacional-concreto, onde as idéias são expresadas melhor quando apresentadas numa história; isto acontece nos países do Oriente, em algumas tribos africanas e, embora não acredita, na America Hispana e Portuguesa.
Pense como gostamos de ouvir histórias! ficamos extasiados com cada conto, ficamos sentados por horas para ouvir todo o que acontece com os outros, ou simplesmente lembramos momentos especiais que aconteceram, tiramos fotos para contar o contexto na medida que são expostas.
Somos um povo que gosta de se comunicar!
Aproveitemos os nossos recursos para compartilhar de todo o que é bom que temos, e da mais importante: que Deus enviou o Seu único Filho ao mundo, para que o mundo seja salvo por meio da Sua morte na cruz e tenhamos o perdão dos pecados, e o direito de ser chamados de Filhos de Deus.
Que Deus abençoe você.

Comentarios