A volta dos bezerros, a manipulação pelo medo - #pandemia #coronavírus #idolatria

Jeroboão pensou: "O reino agora provavelmente voltará para a dinastia de Davi. Se esse povo subir a Jerusalém para oferecer sacrifícios no templo do Senhor, novamente dedicarão sua lealdade ao senhor deles, Roboão, rei de Judá. Eles vão me matar e voltar para o rei Roboão". Depois de aconselhar-se, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: "Vocês já subiram muito a Jerusalém. Aqui estão os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito". Mandou por um bezerro em Betel, e o outro em Dã. 1 Reis 12:26-29
Jeroboão foi chamado por Deus para reinar sobre dez tribos de Israel. Ele foi o juízo de Deus por causa da idolatria de Salomão (que também terá seu capítulo nesta série). A promessa do Senhor a este homem durante o reinado de Salomão incluía uma clausula de fidelidade.
Se você fizer tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi, estarei com você. Edificarei para você uma dinastia tão permanente quanto a que edifiquei para Davi, e darei Israel a você. 1 Reis 11:38 
A clausula era fazer "tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi". Ele tinha um padrão a seguir, o exemplo de Davi que, apesar dos seus grandes defeitos, teve uma atitude de enfrentar suas fraquezas e pecados, dependendo da graça do Senhor para ser restaurado e enfrentar as consequências das suas ações.

Porém, uma vez estabelecido no trono, Jeroboão sentiu medo, medo que as pessoas voltassem ao reino de Judá por causa do Templo em Jerusalém. Ele teve a impressão que seu reino era frágil por causa da presença do Templo, que representava a unidade da fé e o cumprimento da Lei a ter somente um altar na nação toda (Deuteronômio 12:5-13).

A unidade de Israel não estava no poder político, mas na fé em Deus. Israel era uma teocracia, e os reis foram uma concessão divina pelo endurecimento de coração. O poder humano nublou o pensamento do rei do Norte, e teve medo de que o povo, por buscar a Deus de acordo com a Lei, se voltasse contra ele, sabendo que foi o próprio Senhor quem o constituiu como rei!

O medo nubla o nosso entendimento, e nos impede de enxergar o Deus que nos chamou e que garante o fim da nossa caminhada.

Jeroboão, então, decide repetir o mesmo erro de Arão: elaborar dois bezerros, colocados estrategicamente nos extremos Norte e Sul da nação, para que as pessoas tenham a possibilidade de cultuar ao Deus de Israel desde o próprio reino, sem fazer a peregrinação ao reino de Judá.

E não deixa de ser interessante que a cidade de Dã volta a estar associada com um culto sincrético.

O que podemos ver em todo isto? Aponto rapidamente:
  • Os ídolos podem nascer por medo ou ciúme, por isso, antes de buscar conselho em homens ímpios, procure o conselho sábio que vem das Escrituras.
  • O ídolo pode ser criado com a intenção de "adorar" ao Senhor da Glória, porém é uma desculpa para preservar o poder, manipula ao povo com ideias "práticas", quando o coração do líder deseja controlar às pessoas.
  • Adorar a Deus de uma maneira diferente ao que está nas Escrituras, querendo dar um jeito na situação, é adorar um deus estranho, é idolatria.
Fuja da idolatria. Mesmo que as intenções pareçam boas, o fim dessa trilha é amargura, decepção, e afastamento do Senhor. O arrependimento é a cura, voltar o coração ao Senhor e clamar pelo Seu perdão. Ele está perto para purificar os corações e atender a ovelha perdida. 

Aprendamos da atitude de alguns moradores do reino do Norte, quando souberam o que Jeroboão fez.
Os levitas chegaram até a abandonar as suas pastagens e os seus bens, e foram para Judá e para Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os haviam rejeitado como sacerdotes do Senhor, nomeando seus próprios sacerdotes para os altares idólatras e para os ídolos que haviam feito em forma de bodes e de bezerros. De todas as tribos de Israel aqueles que estavam realmente dispostos a buscar o Senhor, o Deus de Israel, seguiram os levitas até Jerusalém para oferecerem sacrifícios ao Senhor, ao Deus dos seus antepassados. 2 Crônicas 11:14-16

Não tenha medo de abandonar o líder idólatra. Sua vida vale mais do que a opinião do manipulador.

Que Deus abençoe sua vida.

Comentarios