Pedro, no fique de fora!


Simão Pedro e outro discípulo estavam seguindo Jesus. Por ser conhecido do sumo sacerdote, este discípulo entrou com Jesus no pátio da casa do sumo sacerdote, mas Pedro teve que ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, voltou, falou com a moça encarregada da porta e fez Pedro entrar. João 18:15,16
Podemos olhar para este texto com um ar um tanto alegórico, e lhe peço que façamos essa breve viagem hoje.

Pedro e João foram corajosos, seguindo Jesus quando foi levado para casa do sumo sacerdote. Só que João foi além, e conseguiu entrar na casa, ficando Pedro do lado de fora, mais longe de Jesus, mais perto dos inimigos que estiveram com ele momentos antes nessa noite.

Enquanto Pedro esteve com Jesus nunca lhe faltou coragem. Andou sobre as águas, confesso que Jesus era o Messias, e inclusive falou que estaria disposto a morrer pelo Cristo se for necessário. Mas, agora que está só, todo o conhecimento teórico deve se transformar em prática.

Vamos Pedro, confiamos nessa coragem que você nos mostrou, demonstra o que você é capaz.

Pedro no suportou estar longe do Senhor. Não conseguiu nem sequer orar com o Mestre por uma hora, muito menos estar firme quando sua vida esteve num fio. Para Pedro, estar longe do Messias foi a destruição da sua armadura, da sua auto-suficiência, desse senso de ser o dono do mundo e o líder dos Discípulos.

Pedro entendeu que ele era nada sem Jesus.

Não pensemos que somos melhores que o nosso querido irmão. Longe de Cristo somos presas das tentações, dos nossos pecados, das nossas fraquezas, de Satanás, do mundo, enfim, estamos como ovelhas sem pastor no meio de uma manada de lobos famintos.

Por isso, o melhor que podemos fazer é seguir Jesus, mesmo que - como o autor de Hebreus escreveu - isso nos leve para o opróbrio da cruz.

Não fiquemos de fora, não permitamos que a nossa auto-suficiência nos engane. A graça de Deus nos basta, ela é suficiente para nossa caminhada, e é assim que devemos andar: na fé em Cristo, dependendo da graça do Senhor e do direcionamento do Espírito Santo.

Que Deus abençoe você


Comentarios