Esperar em Deus


Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. (Salmos 62:1-2)
Vivemos no mundo do fast-food: tudo é feito para ontem, os prazos se reduzem porque temos que ser mais eficientes, a vida é corrida por causa dos afazeres e labutas. E quando falamos de esperar, lembro de um ditado da minha mãe:
Quem espera, se desespera
Não gostamos da sala de espera porque não apreciamos a beleza do entorno. Não reparamos nos detalhes (que sempre são pequenos) e muito menos contemplamos as pessoas, a natureza ou um bom livro. Não temos tempo para isso.

Isso se aplica a Deus. Queremos que Ele atue no nosso tempo, que intervenha no nosso chronos para que seja um kairós induzido pela minha impaciência. Anelamos que se manifeste na hora do nosso clamor, sem nos importar o que Ele pensa da nossa oração, ou Seu propósito conosco. Não nos importa o amanhã, queremos que ele aja HOJE.

E ai vem Deus, com o seu vento suave e delicado, para nos ensinar que a vida não gira ao redor nosso. Ele vem nos lembrar que o Seu cuidado conosco não o obriga a satisfazer os nossos caprichos e desejos. Que na Sua intervenção Soberana no tempo, Ele faz o que considera melhor segundo o Seu plano estabelecido desde antes da fundação do mundo. Quer dizer, Deus planejou tudo antes mesmo de existir o tempo. Ele fez tudo isso na Eternidade, sem que alguém o importunasse a se apressar por causa do tempo, porque não existia tempo então!

Por isso, temos dificuldade em aceitar a espera pela intervenção divina. e vem o desespero, o desejo de agir irresponsavelmente, e de fazer do nosso jeito.


Davi, no Salmo 62, estava sendo angustiado pelos inimigos. Ele era um líder e estratega militar capacitado, e poderia muito bem agir no seu poder e conhecimento, mas ele preferiu esperar em Deus.
Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. (Salmos 62:5-7)
Angustiado? Espera em Deus. Confiar em Deus é um exercício da nossa fé. Não podemos ter fé em Jesus se não confiamos e esperamos na Sua ação soberana. Mexe com o nosso senso de autossuficiência e orgulho, mas vale a pena o resultado final.

No fim de tudo, teremos a força para louvar e engradecer o Senhor, esperar em Deus nos permite conhecê-lo mais. Vale a pena esperar no Senhor. Aguarde nele.
Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras. (Salmos 62:11-12)
Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR. (Salmos 27:14)

Que Deus te abençoe

Comentarios