Perfeitos e Santos


"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." (Mateus 5:48)
"Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:15-16)

As palavras "perfeição" e "santidade" são, às vezes, vistas como sinônimos, porém eles são palavras que têm significados diferentes, embora sejam complementares.

Na Bíblia, "perfeição" tem a ideia de plenitude, algo completo. Deus é Perfeito porque nele não há nada incompleto, Ele é a Plenitude, completo em Si mesmo, e não precisa de nada mais nem de ninguém para ser quem Ele é.

Agora, Deus é "santo" no sentido que Ele está acima de todas as coisas, e não tem comunhão com o pecado, a Luz Perfeita que ilumina o mundo é Ele.

A Bíblia nos pede que sejamos perfeitos e santos, refletindo assim o caráter do Pai.

Por "perfeitos" a Bíblia não quer dizer sem falha, mas completos e maduros. Alcançando nossa plenitude em Deus, crescendo no conhecimento e na graça do Senhor. Tendo em Cristo nossa Suficiência e sentido de viver. O Pai é pleno em Si mesmo, nós somos plenos em Deus.

Essa foi a oração de Paulo aos Efésios
"Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:14-19)
E também a causa pela qual existem os ministérios.
"com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo," (Efésios 4:12-13)
Sermos "santos", no entendimento bíblico. passa pela nossa posição em Cristo perante o Pai: filhos de Deus. O caráter moral de Deus é refletido nas nossas vidas, nos afastando do pecado num processo que vem com o auxílio do Espírito Santo do Senhor chamado santificação.
"porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação." (1 Tessalonicenses 4:7)
"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." (2 Coríntios 7:1)
Reflitamos, então, sobre a nossa vocação e missão. Como  cristãos devemos mostrar ao mundo as virtudes daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz, e isso acontece quando nos deixamos amoldar pelo Senhor na nossa vida.

Vivamos de maneira que alcancemos a perfeição e a santidade, sob a ajuda e direcionamento do Espírito Santo na oração, leitura da palavra, e relacionamentos com irmãos na fé. Para que as pessoas que nos conhecem vejam a luz de Cristo em nós, e glorifiquem ao Pai.

Que Deus abençoe você

Comentarios