Deus é Um


Deuteronômio 6:4  Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Este texto é chave para entendermos muitas coisas com relação a Deus e a Trindade.

Para a nação de Israel, Deus como único, verdadeiro, Soberano, Rei Poderoso, era importante para diferenciar o Deus deles com relação aos "deuses" das nações vizinhas: Um Deus, Um Senhor, Uma fé, Uma Lei, Um povo escolhido, Uma missão, Um propósito. Deus é Um.
Semelhante ao que Paulo falou para os Efésios
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. (Efésios 4:4-6)
Assim, embora no texto de Efésios esteja refletida a Trindade (Espírito, Senhor, Pai) há o desejo de mostrar Deus como Unidade, e não como a união de Deuses (que seria politeísmo, e não Unicidade).

A Trindade não é uma tentativa de explicar o Ser de Deus, é a realidade de como Deus age e se relaciona entre as pessoas que, sendo cada uma delas Deus, juntas são Deus.

Isaías tem um texto bem interessante sobre isso, veja:
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. (Isa 44:6)
Deus se chama o primeiro, o último, e não há outro Deus fora dele.

Jesus falou o mesmo no Apocalipse
Eu sou o Alfa e o ómega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1:8).
E veja o Salmo 110, no seu primeiro versículo.
Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. (Salmo 110:1)
Texto que Jesus empregou para falar do relacionamento que Ele tem com o Pai. Porém, Jesus não ressaltou a individualidade por encima da unidade, pelo contrário, Ele falou "Eu e o Pai somos um" (João 10.30).

Deus é um. Mesmo Deus sendo Trino, ainda é Um. Por isso na Trindade se fala da Unicidade de Deus. 
Não podemos dissociar a imagem de Deus como se fossem vários. Isso seria ferir a doutrina e, de uma forma u outra, abrir as portas a movimentos politeístas dentro das Igrejas.

Por isso, embora existam modismos para querer se referir à Trindade de uma forma mais "atual" ou "contemporânea", não podemos fazer isso com doutrinas fundamentais do cristianismo, e muito menos quando ao Ser de Deus se faz a tentativa de "atualizar" por ser achado de "antigo" ou "arcaico".

Lembre-se do segundo mandamento que, embora velho, ainda mantem a força e a autoridade de ter sido falado pelo próprio Deus.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. (Exo 20:7)
Na Bíblia vemos Deus falando na primeira pessoa do plural no Livro de Gênesis:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. (Gên 1:26)

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal.  (Gên 3:22)

Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e disse: (...) Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. (Gên 11:5-7)
O que vemos é Deus revelando o seu Conselho Eterno e a Comunicação perfeita que existe entre a Trindade.

Porém, veja que sempre é "Deus" no singular, e não "Deuses", embora a palavra hebraica Elohim (אלהים) usada em Gênesis 1.26 esteja no plural, sempre se traduz no singular pelo seguinte:
"(...)é encontrada a necessidade de um termo que comunique a unidade de um Deus único e, ainda assim, permita uma pluralidade de pessoas (Gn 1.26,27). Isto é posteriormente apoiado pelo fato de que a forma elohim ocorre apenas no hebraico e em nenhuma outra língua semítica, nem mesmo no aramaico bíblico" (OEHLER, Gustav F., Theology of the Old Testament, p.88. Citado por LAIRD, R., Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, p.72)
 Para entendermos melhor a Trindade, Wayne Grudem (p. 169) resume o ensinamento da Trindade em três declarações:
  1. Deus é três pessoas, não "são" três pessoas.
  2. Cada pessoa é plenamente Deus, na sua individualidade.
  3. Há um só Deus.
Ao entendermos a Trindade segundo o padrão bíblico, podemos compreender como Deus age no nosso mundo, como se relaciona conosco, como foi planejada e executada a nossa salvação. Amamos mais ao Senhor, porque entendemos que, no Conselho Eterno e Perfeito da Comunhão Perfeita da Trindade, Deus pensou e executou o plano de Redenção e Vida Eterna.

Sabe como conseguiram semelhante perfeição? Porque Deus é UM.

Sabe qual é o ideal de Deus para sua Igreja, ou seja, nós? Que sejamos UM, assim como Eles são UM
E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. (João 17:20-23)
Hoje, nós vemos um movimento de querer resaltar mais a cada membro da Trindade por separado, e deixando de um lado a Unidade de Deus. O cuidado que nós temos de ter com isso é que a Bíblia sempre fala de Deus na Unidade. Deus é Um, não somos triteístas, somos monoteístas.

Deus é três pessoas, embora isso não seja boa na concordância no português. Mesmo na Trindade, Deus é um.

Se colocarmos a Deus como os #3, o que vai ficar para nós, a Igreja? os #1x10n+1? Porque somos bem diversos e variados, e mesmo assim a Bíblia fala que somos A Igreja do Senhor, A Noiva do Cordeiro, O Templo do Espírito Santo (todas no singular).

Se colocarmos a Deus como os #3, o que vai ficar para a nossa união com Cristo? os #3+1x10n+1? Porque unir a Trindade com todos os membros da Igreja se torna uma situação complexa demais para ser entendida por todos - ou por mim.

Se colocarmos a Deus como os #3, os muçulmanos vão zombar de nós, porque estaríamos justificando a ideia deles do que somos triteístas, e não seguidores de um único Deus.

Por outro lado.

Porque Deus é Um, somos Uma Igreja em Cristo, embora de diversas denominações, tribos, etnias, povos e nações.

Porque Deus é Um, Cristo e o Pai vivem em mim (João 14.23), e o Espírito Santo mora no meu coração (1 Coríntios 6.19). E isso não quer dizer que estou na presença dos Três, mas de Um único, sábio e poderoso Deus, que é três pessoas plena, individual e absolutamente Deus.

Perseveremos na Doutrina Bíblica, não nos modismos.
Embora sendo jovens, temos que ter bom senso e ser críticos a tudo o que ouvimos.
Que Deus nos abençoe.

Comentarios