Jesus, nome sobre todo nome

Ouvimos com muito prazer às pregações e estudos sobre a vida e obra dos apóstolos, até de situações e vivências de pessoas nos dias de hoje. Elas nos encorajam a viver piedosamente e demonstram que é possível viver segundo os mandamentos do Senhor ainda que sejamos pecadores e que o nosso coração nos engane nas maiorias das vezes.
Quando falamos de Paulo, Pedro, Moisés e tantos outros, ficamos maravilhados ao ver como eles creram em Deus ao ponto de largar tudo a fim de alcançar aquilo que Deus tinha mostrado a eles. Que poder e autoridade vemos em Moisés ao desafiar ao Faraó e todos seus deuses! (Êxodo 5-14) Davi vencendo ao gigante Golias e mostrando o que Deus pode fazer além das nossas forças (1 Samuel 17). Pedro andando sob as águas (Mateus 14.22-36) e Paulo não morrendo por causa da mordida da cobra (Atos 28.1-6) são reflexos do poder de Deus cuidando dos seus filhos.
E mais ainda, os escritos de Salomão, dos profetas e dos apóstolos que têm nos levado a ver a Deus salvando, livrando, provendo, sarando e operando maravilhas por amor o Seu povo. Grandes coisas vemos naqueles que estão gravados nos escritos sagrados e nos ensinam a grandeza do nosso Deus.
Mas, quando olhamos a Bíblia com detalhe, observamos que muitas vezes nos maravilhamos das obras de Deus e nos esquecemos do Deus que faz as maravilhas. Conseguimos enxergar com os nossos olhos o poder e a glória do nosso Deus, mas o mesmo Deus ainda está oculto como se o véu ainda estivesse sobre nós.
Todos os fatos que estão nas Escrituras têm que nos levar para uma única pessoa: Jesus Cristo (Colossenses 1.13-19), e justamente a mensagem de Jesus que muitas vezes falta nas nossas palavras, estudos e pregações.
Paulo falou para os Coríntios que ele não queria falar de outra coisa senão Cristo, e este crucificado (1 Coríntios 2.1-2) e justamente Jesus é o fundamento da Igreja (1 Coríntios 3.11), o Salvador e Redentor dela, quem a purifica e limpa cada dia (Efésios 1.7). Para Pedro era importante falar a mensagem de Jesus e isso nós vemos nos seus sermões no Livro de Atos.
Não podemos deixar de falar daquele que é Nome sobre todo Nome: Jesus Cristo.
Sendo Jesus a imagem mesma do Pai, a revelação da Sua substância, o Verbo de Deus encarnado, a Palavra manifesta de Deus, o Redentor da Igreja, é impossível falar de cristianismo sem falar de Cristo, Evangelho sem o motivo da mensagem, fé sem Deus, vida cristã sem Cristo.
Mas hoje estamos caindo nessa armadilha aos poucos.
Um evangelho que não oferece salvação, só promessas; uma vida cristã de bênção sem cruz; uma cruz vazia, mas sem sentido; não existe pecado, somente erros e falhas na caminhada por causa dos acontecimentos da infância que precisam ser melhorados; nominalismo ao invés de compromisso. Cristianismo sem Cristo.
Um teólogo alemão – Dietrich Bonhoeffer – chamou isso de “graça barata”, um cristianismo simples demais para o ser humano que não gera mudança no comportamento nem nas ações, ao ponto de querer ser um com o mundo porque o sal perdeu o seu sabor e a luz ficou escondida debaixo da cama.
Com Jesus exaltado na Igreja todo muda, a igreja alcança o seu potencial, vidas são transformadas, lares são restaurados, jovens e adolescentes olham para a vida com sentido, propósito, pecadores são perdoados e Deus é glorificado.
Está na hora de nós como Igreja sacudir a poeira do nosso corpo e começar a andar na plenitude da fé do Filho de Deus, nada pode impedir à igreja, nem no inferno, nem o diabo, nem o pecado. Que Jesus seja o nome sobre todo nome exaltado sobre todo.

Comentarios